Cosmética Coreana - a tendência de 2025

A cosmética coreana, também apelidada de K-beauty, está na moda há algum tempo e continua a ser uma das grandes tendências na cosmética para 2025. Mas porquê tanto hype à volta destes produtos?
Está presente em diversas apps, como o TikTok e Instagram, repletas de vídeos sobre reviews de produtos, com imensos influencers e utilizadores anónimos a afirmarem terem encontrado os melhores produtos para comprares e ficares com a desejada Glass Skin que tão bem caracteriza a beleza coreana (pele radiante, sem imperfeições e lisa).
Talvez esta tendência esteja relacionada com um packaging apelativo dos produtos, ou com as suas fórmulas inovadoras e simplificadas ou até mesmo com um preço bastante competitivo. Mas o que diferencia mesmo a cosmética coreana das restantes vertentes do mercado? Provavelmente a resposta está na sua filosofia base de “menos é mais” que consiste em fórmulas com ingredientes naturais, produtos mais éticos, eco-friendly, assim como, embalagens recicláveis ou biodegradáveis; com principal foco na saúde da pele em detrimento de esconder as suas imperfeições através da maquilhagem, para resultados a longo prazo.
Mas porquê apostar em produtos de marcas coreanas?
Com um skincare baseado na filosofia coreana conseguimos obter rotinas bastante simplificadas com apenas dois ou três passos em que os produtos são multifuncionais, combinando vários benefícios num só. Usando um produto de limpeza com ação hidratante e de luminosidade; ou um sérum anti-idade com ação despigmentante e até mesmo um hidratante com proteção solar elevada. Estes cosméticos permitem, desta forma, uma rotina diária rápida, de fácil aplicação e que vai fidelizar o cliente pela sua simplicidade, sem descurar de resultados que superam as expectativas.
Então como criar uma rotina de skincare coreana?
Quando falamos em rotina de cuidados de pele coreana, o que salta logo à vista, é a famosa “rotina de 10 passos” que consiste, de uma forma bastante simplificada, em: dupla limpeza com um produto à base de óleo, seguido de um produto à base de água; esfoliante; tónico, essência, sérum, máscara, creme de olhos, hidratante e por fim protetor solar.
Mas quem tem tempo para tudo isto? Certamente que na correria do dia-a-dia, metade das etapas vão ser passadas à frente. Por isso, devemos adaptar este tipo de filosofia ao nosso quotidiano e ao que faz sentido para o nosso estilo de vida.
O essencial é focar na prevenção do envelhecimento, com ênfase na hidratação da pele, através de um creme hidratante, adaptado ao tipo de pele, e um reforço semanal com uma máscara nutritiva e proteção solar, independente da altura do ano.
Porquê comprar um protetor solar coreano?
Os protetores solares coreanos são, sem sombra de dúvida, o produto âncora de toda a cosmética coreana, pela sua tecnologia inovadora com texturas ultra leves, que conferem à pele um acabamento natural, com ação hidratante ou até mesmo matificante, para peles mais oleosas. Tudo isto, aliado a um FPS (fator de proteção solar) elevado e com grau elevado de PA (grau de proteção de UVA - radiação responsável pelo envelhecimento cutâneo) conferindo uma proteção eficaz contra o dano solar, como manchas e fotoenvelhecimento, quando usados corretamente.
Como se tratam de produtos com texturas leves, a reaplicação do produto torna-se fácil e prática ao longo do dia, sem deixar a pele sobrecarregada.
Mas será a cosmética coreana apenas para o público feminino?
A resposta é, claramente que, não. Todos os produtos de cosmética coreana podem ser usados tanto por homens como por mulheres, estando os protetores solares no top de vendas do público masculino por serem produtos multifuncionais, que como já falado anteriormente, para além de protegerem da radiação solar, contêm outros ingredientes que lhes permitem direcionar o cuidado para as diferentes ações que forem pretendidas como; ação no envelhecimento, na oleosidade, na hiperpigmentação, entre outros. Existem ainda linhas específicas de cuidados masculinos de cosmética coreana com soluções que atendem às necessidades da pele masculina para cuidados da barba, irritações e acne, sempre com foco na adaptação a um estilo de vida acelerado dos homens modernos, com opções de uso fácil, de baixa manutenção e resultados visíveis em pouco tempo.
E será apenas uma moda para os jovens?
A resposta é não. A cosmética coreana, foca essencialmente na prevenção e no anti-envelhecimento, através de fórmulas com elevados níveis de FPS (factor de proteção solar) e PA (grau de proteção de UVA) para prevenção de fotoenvelhecimento por exposição solar. Assim como contém fórmulas ricas em ingredientes que atrasam os sinais de envelhecimento como os antioxidantes, péptidos e fatores de crescimento celular.
A cosmética coreana permite ainda uma personalização do tratamento.
A inteligência artificial (IA) está em todo o lado e na área da cosmética não é exceção. A demanda por tratamentos personalizados, fez com que a IA assim como análises de pele fossem incorporadas na cosmética coreana muito rapidamente e sejam uma tendência em rápido crescimento, pois permitem incorporar ferramentas de diagnóstico de pele que ajudam a criar rotinas de cuidados personalizados para cada pessoa de acordo com a sua idade, tipo de pele, patologias cutâneas e principais preocupações.
Também algumas marcas de cosmética coreana usam serviços virtuais de skincare como plataformas online ou aplicações que oferecem sessões de consultoria para acesso a diagnósticos de pele mais detalhados sem ser necessário sair de casa.
Em suma, é esperado que este ano, a cosmética coreana continue a inovar, oferecendo produtos personalizados, sustentáveis e baseados em tecnologia de ponta. A procura por uma pele saudável, radiante e protegida será mais personalizada do que nunca, com soluções para todos os tipos de pele e estilos de vida. Se ainda não embarcaste na onda da cosmética coreana, vê os produtos que a Farmácia d’Arrábida tem para ti.
Bibliografia:
[1] Cho, Charlotte. The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin. New York: Little, Brown and Company, 2015.
[2] Thompson, Kerry, and Park, Coco. K-Beauty: The Korean Way of Skincare. New York: Hachette Books, 2018.
[3] Kim, Hye-Jin, et al. “Korean Beauty (K-Beauty) and Its Impact on the Global Beauty Industry.” International Journal of Cosmetic Science, vol. 41, no. 2, 2019, pp. 189-195.
[4] Youn, Jeong. “The Korean Skincare Routine: A Cross-Cultural Exploration of the Globalization of Skincare and Its Impact on the Beauty Industry.” Journal of Cultural Studies, vol. 24, no. 3, 2021, pp. 234-249.
[5] Soko Glam Blog. "Everything You Need to Know About Korean Skincare." Soko Glam, 2020, www.sokoglam.com/blogs/klog.
[6] Beauty Within. "The Essential Guide to Korean Beauty." Beauty Within Blog, 2021, www.beautywithin.tv.
[7] The Klog. "Korean Beauty Trends You Need to Know About." The Klog, 2021, www.theklog.co.
[8] Sullivan, L. The Global Beauty Industry: Learning from Other Cultures. New York: Routledge, 2015.
[9] Euromonitor International. Beauty and Personal Care: Global Market Report. 2023.
[10] Mintel Group Ltd. Global Beauty and Personal Care Trends. 2024.